28/05/2019 - Três ambulâncias serão destinadas ao Município
O Prefeito Municipal Fábio Junqueira participou nesta segunda-feira, 27, de uma solenidade para entrega simbólica das ambulâncias destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo Ministério da Saúde.
Tangará da Serra está entre os municípios que receberão os veículos. Três novas ambulâncias serão destinadas aos atendimentos do Samu no município. A entrega das novas ambulâncias para gestores de várias partes do país foi feita pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante cerimônia em Sorocaba (SP).
Durante a solenidade, o ministro Luiz Henrique Mandetta ressaltou que o Governo Federal trabalha para fazer o melhor sistema de saúde do século XXI, comprometido com a técnica, a boa gestão e contando com pessoas que querem atender bem o paciente. “Para isso, temos um só caminho: o foco na Atenção Primária, na prevenção”, reforçou o ministro. Ao vistoriar as ambulâncias ele se dirigiu aos profissionais que atuam no atendimento e fez um agradecimento: “a equipe do SAMU, ao resgate de qualidade, ao bom tempo de resposta, às boas centrais de regulação, muito obrigado em nome de todas as pessoas que tiveram suas vidas salvas”.
Já o coordenador do Samu em Tangará da Serra, Paulo Righetto, informou que a retirada das ambulâncias deve ocorrer a partir do dia 30, mas precisa ser agendada. No entanto, de acordo com ele, o momento agora é de resolver os trâmites legais, envolvendo o transporte das ambulâncias, seguro e emplacamento para que assim elas passem a atender a população de Tangará da Serra. “Não há um prazo oficial, mas o que posso adiantar é que não vai demorar”, destaca.
Com a entrega das novas ambulâncias, os serviços de saúde de urgência e emergência melhoram as condições de socorro imediato nas localidades beneficiadas. Ao todo, são 238 municípios brasileiros de 22 estados que passam a contar com o reforço do SAMU 192. Dos 419 veículos, 298 são para renovação de frota e 121 ambulâncias para ampliação, expansão e implantação do serviço. A expectativa é que, até o final do ano, sejam entregues novas unidades, quando será possível renovar 100% da frota existente.
|