21/05/2019 - Entulhos e podas terão destinação correta a partir de agora
Local entra em funcionamento nesta quarta
Executivo inaugura EcoPonto na região do Tarumã
Crimes ambientais como descarte de entulhos, móveis inutilizáveis e podas de árvores poderão ser evitados já a partir desta quarta-feira, 22, em Tangará da Serra, quando o EcoPonto inaugurado nesta segunda-feira, 20, passa a funcionar, oferecendo um amplo espaço para que toda a população do Município possa efetuar o descarte desse tipo de lixo de forma regular.
De acordo com o Prefeito Fábio Junqueira, essa inauguração é uma questão ambiental. “Convivemos com problemas muito grandes em relação a colocação de entulhos, lixos, principalmente de lixo de maior tamanho jogado às margens de estradas, nas entradas da cidade. E o sistema que vinha sendo operacionado com um EcoPonto próximo à estação de tratamento de esgoto faz com que não haja resultado prático e nós então optamos pela implantação de ecopontos de acordo com o planejamento em que o Município terá no mínimo quatro ecopontos, um em cada região geodésica da cidade e inauguramos o primeiro deles da região do Tarumã”, informou.
O Prefeito informou ainda que outros três serão implantados na cidade em cada quadrante do Município, com o objetivo de evitar que parte da própria população pare de jogar esse tipo de lixo nas vias de Tangará. “Jogam de tudo, cama, fogão, sofá velho, madeira descartável de construção, enfim. Nossa intenção é que se pare de jogar esse tipo de material na periferia da cidade, nas ruas periféricas, no anel viário, que parem de fazer com que a cidade fique feia e suja. Queremos uma cidade limpa e cidade limpa pressupõe que as pessoas não jogam lixos e entulhos pelas estradas”, frisou Junqueira.
FISCALIZAÇÃO - Durante a inauguração do EcoPonto, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Magno César, foi enfático ao afirmar que a SEMMEA vai intensificar a fiscalização em torno de crimes ambientais provocados por moradores que descartam irregularmente o tipo de lixo que pode ser depositado no EcoPonto.
Samae assume gestão de EcoPonto inaugurado no Tarumã
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Tangará da Serra será o responsável pela gestão tanto do EcoPonto inaugurado nesta segunda-feira, 20, na região do Jardim Tarumã, quanto dos outros três que serão implantados pela Prefeitura, sendo um em cada região geodésica do Município, totalizando quatro ecopontos implantados pela atual Gestão.
Wesley Torres, Diretor da Autarquia, salientou que os órgãos municipais têm feito um combate efetivo em relação ao dano ambiental provocado pelo despejo de lixo nas vias públicas, afetando inclusive mananciais e o anel viário da cidade. “Para conseguirmos de fato fazer com que a população não cometa esse crime ambiental, precisamos fazer com que o Poder Público ofereça opções para que a população possa ter onde despejar esse lixo”, disse.
O Diretor do Samae frisou que a implantação dos quatro ecopontos facilitará o descarte desse lixo específico para a população. “O nosso aterro está a uma distância considerável do Centro da cidade, dessa forma optamos por construir quatro ecopontos como este, onde todos os cidadãos de Tangará da Serra poderão se dirigir a esse local e despejar seu lixo gratuitamente. Estamos dando opção ao cidadão para que de fato possamos eliminar esse dano ambiental”, afirmou.
|